Biocombustíveis

Os biocombustíveis são fontes de energia produzidas por meio de recursos naturais renováveis, ou seja, elementos que possuem capacidade de regeneração, como os vegetais.

 

Os biocombustíveis são fontes de energia produzidas por recursos que possuem capacidade de regeneração, como a cana-de-açúcar e a soja. Possuem grande importância ambiental e econômica, e sua principal vantagem está justamente relacionada com seu grande apelo em termos ambientais. Apesar de não estar imune aos impactos ambientais negativos, como o desmatamento gerado pela cultivação de suas matérias-primas, promove menos impactos ambientais do que as formas comuns de energia.

Resumo sobre biocombustíveis

  • Os biocombustíveis são um tipo de fonte de energia renovável proveniente de elementos naturais, como a biomassa.
  • Há diversos tipos de biocombustíveis, com destaque para a biomassa, biodiesel, biogás e etanol.
  • A importância dos biocombustíveis está atrelada ao seu menor impacto ambiental quando comparado às fontes tradicionais de energia.
  • A principal vantagem dos biocombustíveis é o fato de ser uma fonte de energia do tipo renovável.
  • Os biocombustíveis possuem desvantagens atreladas à produção da matéria-prima, especialmente ao impacto ambiental gerado pelas plantações.
  • O Brasil é um dos principais produtores mundiais de biocombustíveis e possui grande tradição na sua comercialização.

Videoaula sobre biocombustíveis

O que são os biocombustíveis?

Os biocombustíveis são um tipo de fonte de energia renovável, ou seja, produzidos por meio de elementos naturais, principalmente biomassa, que possuem capacidade de regeneração. São exemplos de recursos naturais utilizados como biocombustíveis: cana-de-açúcar, milho, babaçu, canola, dentre outros vegetais, além dos resíduos orgânicos provenientes do lixo. Os biocombustíveis têm o potencial de substituir, parcial ou totalmente, as fontes tradicionais não renováveis de energia, como o petróleo e o gás natural.

Tipos de biocombustíveis

Há uma infinidade de tipos de biocombustíveis, que, com o desenvolvimento de novas tecnologias e com o crescimento das preocupações ambientais, vêm sendo modernizados cada vez mais. Tradicionalmente, os principais tipos de biocombustíveis são:

  • Biomassa: é o tipo mais tradicional de biocombustível. Ela é produzida por meio de restos de animais e vegetais, desde lenha até diversos gêneros agrícolas.
  • Biodiesel: é proveniente de recursos naturais, com destaque para grãos e sementes diversos, sendo os mais comuns o de soja e o de girassol.
  • Biogás: é produzido por meio de um processo de retirada total do oxigênio disponível no ambiente. O lixo orgânico doméstico, por exemplo, é utilizado no biogás.
  • Etanol: é principalmente proveniente de fontes como cana-de-açúcar e beterraba e é empregado especialmente no processo de combustão de motores.

Importância dos biocombustíveis

Os biocombustíveis possuem grande importância econômica e ambiental, visto que eles são classificados como uma fonte renovável de energia, ou seja, contêm recursos provenientes de elementos que possuem capacidade de regeneração. Logo, impactam o meio natural de forma menos intensa do que os recursos naturais não renováveis, como o petróleo e o gás natural.

Além disso, os biocombustíveis abrem um novo espaço de exploração comercial, marcado pela ascensão de novas possibilidades de fontes de energia, em oposição às fontes clássicas, predominantemente esgotáveis e muito poluentes.

A produção de biocombustíveis é uma importante alternativa econômica e ambiental em relação ao petróleo.

 

Vantagens dos biocombustíveis

A principal vantagem dos biocombustíveis é o fato de serem uma fonte renovável de energia. São outros pontos positivos dos biocombustíveis:

  • menor impacto ambiental no meio;
  • maior diversificação de fontes de energia no planeta;
  • diminuição da emissão de poluentes na atmosfera;
  • redução do fenômeno de aquecimento do planeta;
  • grande variedade de matérias-primas vegetais;
  • atenuação dos impactos ambientais no meio natural.

Desvantagens dos biocombustíveis

Os biocombustíveis, apesar de serem fontes de energias renováveis e menos poluentes do que os combustíveis tradicionais, também geram impactos no meio ambiente. São pontos negativos dos biocombustíveis:

  • cultivação agrícola intensiva em larga escala;
  • aumento dos índices de desmatamento em áreas naturais;
  • avanço das monoculturas de espécies vegetais diversas;
  • impacto ambiental no solo, ar e água fruto das plantações;
  • crescimento do consumo de água e insumos nas plantações;
  • impacto na diminuição da produção de alimentos no mundo.

Biocombustíveis no Brasil

O Brasil foi pioneiro em nível mundial na criação de políticas públicas para o desenvolvimento e a comercialização dos biocombustíveis. Um exemplo desse cenário foi a criação do Programa Nacional do Álcool (ProÁlcool), que fomentou a participação dos biocombustíveis na matriz energética brasileira e diminuiu a dependência do país com relação ao petróleo. Mais recentemente, um outro exemplo é a RenovaBio, que busca valorizar o desenvolvimento dos biocombustíveis.

Atualmente, o Brasil é um grande produtor mundial de biocombustíveis, com destaque para vegetais como a cana-de-açúcar, e grãos, como o milho e a soja. No país, destaca-se a produção principalmente de biodiesel e etanol.

A produção brasileira de biocombustíveis, apesar dos benefícios econômicos e ambientais, também gera impactos negativos para o cenário natural e social do país, como avanço do desmatamento e diminuição da produção de alimentos.

Fonte:  Mundo Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *