Fazendas Históricas do Vale do Café para conhecer no sul do Rio de Janeiro
Visitar o Vale do Café, no sul do Rio de Janeiro, e não conhecer uma de suas fazendas históricas é como ir viajar à Disney e não ver o Mickey. As fazendas históricas do Vale guardam um tesouro arquitetônico que conta a história do Brasil durante o ciclo econômico do café. Esta região produziu cerca de 75% do grão produzido durante o século 19, gerando um crescimento e uma riqueza que hoje estão estampados na arquitetura dos prédios históricos e dos palacetes rurais.
Uma boa parte destes palacetes rurais ainda estão de pé e recebem visitações. Algumas, se tornaram hotéis ou podem ser alugadas para eventos e períodos de descanso com a família. Estão conectadas por boas estradas, com fácil acesso. Cada uma tem seu estilo próprio e charme.
Confira abaixo as fazendas históricas do Grupo Vale do Café Rio
Fazenda Alliança Agroecológica
Em Barra do Piraí se encontra uma das mais produtivas e belas fazendas do Vale do Café. Com foco em produção totalmente orgânica, usando técnicas de agroecologia, a Alliança recebe para visitação, almoços, lanches e eventos com o melhor do terroir do Vale do Café.
Fazenda Campo Alegre
Sua extensão de terra é uma das maiores da região. A fundação da antiga sede virou ruínas em meio a um jardim altamente bucólico, ideal para ensaios de casamento, famílias, românticos e gravações. A fazenda possui toda a estrutura necessária para qualquer tipo de evento, de portes diferentes.
Fazenda do Paraízo
É a chamada Joia de Rio das Flores. Uma fazenda totalmente autêntica, que pertence a mesma família há mais de cem anos. Comprada do Visconde pelo bisavô do atual proprietário, a fazenda recebe visitas com lanche e os móveis ainda são da época.
Continue…
Fazenda S. Luiz da Boa Sorte
Totalmente restaurada e mobiliada com móveis adquiridos em leilão. A Fazenda S. Luiz da Boa Sorte é hoje um hotel fazenda de alto padrão. Possui também o único museu de Café do estado do Rio de Janeiro e recebe não-hóspedes para visitas, além de um intenso trabalho pedagógico.
Fonte: Vale do Café Rio
Pingback: South America: wild animals at risk of ‘genetic pollution’ – TERRAS DO BRASIL – Melhores Fazendas do Brasil